Notícias

 Home / Notícias

A avó materna é o elo chave de uma família

A avó materna é o elo chave de uma família

As avós são um dos seres mais significativos na história da vida humana. Elas costumam se conectar com os netos de uma maneira única e especial. Tendem a desfrutar esse instinto maternal que, muitas vezes, devido às responsabilidades relacionadas à educação e instrução, não conseguem com os próprios filhos.

 

Seu aroma, pele macia, aparência doce e cansada, têm sabor único e especial. Suas histórias e temperos nutrem tão profundamente, que chegam até a alma. Sua experiência de vida é a sabedoria que ilumina o caminho. Nas palavras de uma menina de 6 anos, “a vovó é o coração que une”. Ela tece os fios de toda a família para ficarem juntos.

 

É aquela que guiou o caminho da mãe para ser mãe. É quem mais ama as crianças depois da mãe. É que mais ajuda a mãe, em muitas situações. Aquela que transcende através dos netos.

 

As avós maternas são especiais

Há algo ainda mais único nas avós. Especialmente na avó materna. Você já pensou que quando sua mãe estava no ventre dela, o pequeno óvulo que se tornou você estava dentro de sua avó?

 

Conhecer a história de sua avó pode lhe dar pistas sobre o que acontece em sua própria vida, inclusive em suas emoções. Algumas experiências de sua avó ficaram registradas, como uma grande impressão a nível celular, no ovócito, que mais tarde se tornou o óvulo que foi fertilizado e tornou-se quem você é. Conhecer as avós é conhecer muito de si mesma.

 

O campo emocional de suas avós é uma janela que tende a esclarecer o porquê de seus pais serem do jeito que são. Têm histórias que fazem com que possamos compreendê-los, entender que a maneira de tratar seus filhos não é pessoal, mas tem a ver com sua história de vida.

 

As avós também são a solução para os conflitos entre pais e filhos

Elas são, inclusive, curadoras de alma maravilhosas. Uma sopa preparada por elas aliada a uma história de família que elas contam tende a acalmar o coração e dar força ao corpo para que fique melhor.

 

São elas que, em tempos de crise, costumam vir em nosso socorro. Seja para conter a mãe, para cuidar dos netos, ou para tentar aparar as arestas entre seus filhos e netos.

 

As avós têm poções mágicas invisíveis e ocultas que tornam sua casa um refúgio inigualável. Todo mundo quer estar lá. Querem o abraço da vovó, sua comida, seus mimos, seu olhar caloroso e ouvidos pacientes.

 

As avós também têm um olhar que penetra na alma dos netos. Elas conseguem enxergar seus corações, seus talentos e, muitas vezes, abrem os olhos dos pais, tentando transmitir sua sábia percepção.

 

As avós tendem a aliviar o fardo da família, pois, às vezes, elas repreendem os pais e os fazem retomar o caminho quando estão perdidos. Elas também dão força aos filhos. Quando os filhos têm o apoio dos pais (os avós), os netos, de forma mágica, podem recarregar novamente os seus pais.

 

O amor, a devoção e a educação das avós é o que os netos recebem através dos pais. São elas que ensinam os pais a amar. Eles amarão seus filhos tal como suas mães os amaram. Eles também podem ter consciência dos pontos de suas histórias que precisam ser curados.

 

E elas também são beneficiadas…

O maravilhoso de ter as avós por perto, é que não são apenas elas que nutrem e proporcionam algo à sua vida, elas também ganham força. Conviver com os netos também lhes permite resolver suas próprias histórias.

 

Ser capaz de aconselhar seus filhos e netos lhes dá coragem. Isso as faz capitalizar a própria vida e sentir que tudo valeu a pena, pois, agora, elas têm palavras sábias para os outros. Estar perto dos netos é sentir que seus frutos são doces e bonitos.

 

Ver os seus filhos serem pais e serem capazes de levar a família adiante, permite que elas vejam o quanto os treinaram e educaram bem. Também permite que elas identifiquem seus erros e aprendam com eles, para impedir que seus filhos também os cometam.

 

As avós são o que ainda resta para ser libertado do fardo histórico patriarcal. Olhar para elas também é ser capaz de olhar para traumas femininos. Como se olha para o homem no sistema familiar. É resolver conflitos históricos e evoluir.

 

As avós são um maravilhoso entrelace de amor, que cobre toda a família com sua pele cálida. Às vezes, com seu profundo silêncio. Com chazinho quente. É o eixo de muitas famílias, que une irmãos, primos, que mantém a conexão entre todos. É o elo chave. É o ventre que se torna um portal abre a vida ao espírito.

 

Se a sua avó ainda estiver viva, abrace-a e agradeça a ela por, através dela, você ter vindo a este mundo.

 

Fonte: Familia.com.br