Você é feliz ou apenas sorri?

Ela parece muito fresca e jovial, sua pele macia reflete o brilho do sol; seus braços se agitam ao compasso da música. E enquanto cai a tarde, os convidados vão um a um. Amanhã será segunda-feira e começa novamente a rotina. E então, o cansaço e o aborrecimento que ir ao trabalho lhe provoca, apoderam-se dela.

Sente-se sozinha. Combinar a maternidade com o trabalho lhe custou muito. Ela se diverte quando sai com as amigas, e passa momentos agradáveis num encontro familiar. Mas algo lhe falta; seu sorriso não é genuíno, ela sente um grande vazio em sua vida que não sabe como preencher.

Esta cena é muito familiar para muitas pessoas. Numa sociedade onde nos custa muito ouvir o nosso eu interior, os nossos desejos mais profundos, o caminho para a felicidade torna-se difícil.

A felicidade não é a meta, é o caminho

Com o passar do tempo, e depois da experiência que a vida nos traz, vamos nos dando conta de que a felicidade não é um momento efêmero. Não é um instante nem está necessariamente sujeito a um acontecimento especial.

A felicidade é uma máxima expressão, é um caminho, um transitar. Escolhemos ser felizes, apesar de tudo o que queremos e não temos. Escolhemos ser felizes apesar das desgraças que nos aconteceram.

Quem vive a felicidade como uma meta esquece-se que a mesma se encontra no próprio caminho da vida. Esse despertar com um (ou mais) par de bracinhos rodeando seu pescoço, um café da manhã na cama e uma refeição em família com o que há, pois nem sempre um banquete luxuoso é garantia de felicidade.

A felicidade de me sentir amada

Há alguns anos, quando eu vivia no estrangeiro, tinha um excelente posto de trabalho e ganhava muito bem. Podia ir às compras e escolher o que quisesse, vivia em hotéis 5 estrelas e passava muitas tardes tomando sol na piscina.

E sorria. Mostrava-me sempre contente, pois, na realidade, não tinha nada de que me queixar; na verdade, sentia-me feliz. Mas então, no último ano antes de voltar para o meu país, comecei a sentir que havia algo faltando, e não tinha nada a ver com dinheiro. Eu me sentia sozinha.

Hoje, não tenho acesso aos luxos que tinha. Não como comida gourmet nem tenho uma vida de rainha. Hoje escolhi ser feliz com tudo o que tenho, pois me dei conta de que meu coração ansiava por uma família.

E embora muitos não entendam como escolhi voltar e deixar essa vida de sonho só para formar uma família com aquele que me esperava pacientemente em meu país, minha alma tem a paz que ansiou durante muito tempo. A felicidade de me sentir amada não posso comparar a nada mais no mundo.

E você, está feliz ou apenas sorrindo?

Já lhe aconteceu de perceber internamente como disfarça suas emoções? Para muitas pessoas, o que dirão é muito importante. Especialmente hoje, numa época em que a sociedade se caracteriza pelo consumismo e a cultura do prazer; onde se você não tem, você não é.

Então, compra-se aquele carro, endivida-se até o pescoço, gasta-se os últimos centavos para fazer a festa mais cara para impressionar os outros. E então, você fecha a porta da sua casa e se sente vazio. O seu sorriso desvanece-se e o estresse do esforço diário em se tornar igual aos outros o sufoca.

É difícil fingir a felicidade através de um sorriso constante. Ele nos obriga a refletir sobre o que estamos priorizando em nossas vidas; o que nos falta para sermos felizes, e, sobretudo, por que não podemos ser felizes com o que temos.

A felicidade é estar rodeado de afeto

Segundo a ciência, a felicidade é estar rodeado de amigos. E é simples: sentir-se amado é mais do que suficiente para se sentir bem. Quando nos sentimos amados, queridos, temos força e coragem para alcançar aquilo que empreendemos em prol da felicidade.

O que fazemos quando queremos festejar algo? Juntamo-nos para comer com a família e com os amigos! Ninguém se tranca sozinho em casa, pulando de alegria por um trabalho que conseguiu ou pelo nascimento de um filho. A felicidade na vida é amar e compartilhar. E é isso que temos que ter em mente quando nos cansa o dia a dia ou olhamos o que tem o outro.

Enquanto você estiver rodeado de pessoas que o amam, e enquanto você amar com o coração bem aberto, seu sorriso será genuíno e diametralmente equivalente à sua felicidade. Sorria! E contagie de felicidade a quem lhe rodeia.

Fonte: Família