Os amigos são importantes para qualquer um; são aquelas pessoas que participam de aventuras com você, que o ajudam a superar obstáculos, ouvem, aconselham e confortam quando você mais precisa. No entanto, as amizades vêm e vão ao longo da vida, pois à medida que crescemos, assumimos maiores responsabilidades e temos objetivos pessoais a serem alcançados. É por isso que os amigos se afastam do nosso caminho.
Alguns permanecem por toda a vida e outros apenas em certas fases. No final do dia, à medida que crescemos, vemos que contamos os amigos nos dedos e “até sobram dedos”, como meu pai dizia.
Amizades duas caras
Em algum momento você certamente encontrará um amigo que, em vez de lhe dar felicidade, paz e tranquilidade, faz você sentir exatamente o contrário, como se essa amizade absorvesse completamente suas energias, já que está sempre o criticando, corrigindo e até imitando sua aparência física e inveja do seu estilo de vida.
É claro que esses comportamentos passam muitas vezes despercebidos, devido ao grande carinho e apreço que você tem por essa pessoa.
No entanto, aos poucos você vai captando os sinais que indicam que sua amizade é tóxica; por isso você sente a necessidade de se afastar, mas não o faz porque um sentimento de culpa e dúvida vai crescendo em seu coração.
Não é fácil perceber que a pessoa que você achava que era sua amiga é prejudicial a você, uma vez que você confiou nela, você abriu seu coração e sentimentos para ela. Ela até se tornou parte da sua família. No entanto, toda vez que você está com essa pessoa, você se sente emocionalmente abatido e desgastado.
Atitudes de amizades tóxicas
São pessoas que não estão satisfeitas com nada, sempre com rodeios, sugestões ou insinuações. Todas as ideias que você tem (boas ou ruins) serão criticadas e rejeitadas. Elas também costumam ficar aborrecidas com facilidade, pois acreditam que estão certas em tudo; e se você ignorá-las, surgirão conflitos, a ponto de agirem de forma agressiva.
Em certas ocasiões, essas pessoas inspiram pena e compaixão, pois costumam se vitimar por tudo para ganhar sua confiança. Além disso, são manipuladoras, apontam suas fraquezas e erros sempre que podem, são narcisistas, querem ficar um tempo com você apenas quando precisam de alguma coisa, e sempre estarão competindo. Geralmente elas falam mal de você pelas costas.
Fazer uma limpa nas amizades
Chega um momento na vida em que as amizades devem ser expurgadas, pois podem nos causar muitos danos emocionais, já que são as pessoas com quem passamos boa parte do tempo e, como consequência, exercem uma grande influência em tudo o que fazemos.
Portanto, aqui estão algumas dicas para se afastar desses amigos tóxicos sem se sentir culpado:
1. Definir limites
Você sabe que precisa se afastar gradualmente desse amigo ou amiga que está afetando você emocionalmente, por isso é aconselhável estabelecer limites de confiança. Evite falar sobre seus sentimentos, emoções, planos, objetivos e tudo o que você acredita ser importante para você. Vocês podem conversar sobre assuntos banais, sem nenhuma relevância.
2. Seu tempo vale ouro
Dizer “não” é algo muito difícil, mas você deve praticá-lo. Lembre-se, não é porque alguém lhe pediu para fazer algo, que você é obrigado a fazer, pois o que você deseja também importa. Portanto, quando você diz “não”, deve ser firme em sua decisão, evitando explicações ou justificativas. No final, a vida é sua e você não precisa se sentir culpado.
Sua decisão deve ser cortês e gentil, evitando cair no jogo da manipulação.
3. Substituindo a negatividade
Nunca é tarde para estabelecer regras na amizade. Se você percebe que seu amigo fica criticando outras pessoas e isso não o agrada, é conveniente parar e explicar que você não quer fazer parte dessa conversa. Tampouco alimente esses comentários maliciosos que não deixam nada de bom.
Talvez seja conveniente ajudá-lo a entender o valor de cada pessoa, o que cada uma delas pode oferecer de maravilhoso e positivo para esta vida, dando uma abordagem positiva a tudo ao seu redor, mudando a dinâmica das conversas.
4. Somos únicos
Traições, críticas destrutivas, apontar seus erros e fraquezas; isso afeta muito você. Lembre-se de que somos todos diferentes, portanto você não está aqui nesta vida para agradar ninguém. Por ser uma pessoa única, você tem sua personalidade, identidade e, portanto, suas próprias ideias e valores.
Por essa razão, você deve agir rapidamente no sentido de se afastar o mais rápido possível, pois está prejudicando sua autoestima, segurança e confiança em si mesmo, prejudicando seus objetivos e sonhos. O ideal é que você não tenha tempo para escutar esses comentários e pedir que tenha respeito por você, estabelecendo um limite.
5. Cerque-se de pessoas com a mesma energia
Como um imã com os polos opostos que se repelem, sua amizade tóxica não vai querer passar tempo com você quando você estiver cercado de pessoas que pensam como você, que são realmente bons amigos. Quanto mais você estiver rodeado dessas pessoas, torna-se mais fácil de esse amigo tóxico se afastar sem que você tenha que lhe pedir.
Bons amigos são aqueles com quem você se sente bem, que estará com você nos bons e maus momentos, que apoiam, escutam e ajudam você a crescer como pessoa.
Eles nunca quebrarão essas regras de ouro que os unem e fortalecem, como respeito, cumplicidade e fraternidade. Você tem poder para escolher seus amigos, então tome a decisão de ficar longe daqueles que o prejudicam e magoam.
Fonte: Familia.com.br