Notícias

 Home / Notícias

Seu filho não lhe dá ouvidos? Isto é o que você pode fazer para conseguir que ele a ouça

Seu filho não lhe dá ouvidos? Isto é o que você pode fazer para conseguir que ele a ouça

Uma situação com a qual muitas mães lidam é tentar que seus filhos prestem atenção ao que lhes é dito. Mas, por detrás de um “meu filho não me escuta” ou “o meu filho se faz de surdo”, há muito mais do que uma criança que não quer fazer caso do que lhe dizem.

 

Especialistas em neurociência explicam que a falha pode residir naquilo que faz com que a criança se sinta motivada a agir. Para chegar a essa conclusão, várias investigações foram realizadas, e todas concluíram o mesmo: uma criança está mais disposta a agir quando seus pais lhe dão autonomia e liberdade.

 

Apesar destas descobertas, eles reconhecem que ainda falta muito para compreender as funções cerebrais que fazem com que uma criança tenha interesse em prestar atenção em algo.

 

Mas, além das descobertas feitas, uma dessas coisas também pode estar acontecendo:

 

– Seu filho é um pouco “caprichoso” e quer fazer sua própria vontade.

 

– Está repetindo a forma como você o ignora em determinadas ocasiões (imitando seu comportamento com ele).

 

– Ou você está falhando na forma como se comunica com ele.

 

Por outro lado, é preciso deixar claro que as crianças são hábeis em fazer de conta que as coisas não são com elas. Algo que também os irrita é a maneira como lhes chama à atenção ou como lhes pede que o faça; sim, porque seus filhos também se zangam com você.

 

Seja qual for a situação que esteja se apresentando em sua casa, há maneiras de mudá-la e fazer com que as coisas melhorem para todos.

 

Aqui pode estar a falha

Primeiro, tenha em mente algo: Como deseja ser tratada? Como gosta que eles se dirijam a você ou peçam um favor? Então, fale com seus filhos como gosta que eles a tratem.

 

As perguntas acima a farão questionar sobre a maneira como pede a seu filho para fazer algo; eu tenho certeza que você vai perceber em que parte de sua comunicação com seu filho você está falhando.

 

Com isso em mente, pode praticar as seguintes mudanças ao falar com seus filhos.

 

Frases positivas que pode dizer ao seu filho para que atenda às suas ordens

1 Em vez de lhe dizer de maneira irada: “Vá buscar suas coisas agora!” Pode dizer-lhe “Precisa de ajuda para recolher seus brinquedos?”

É fácil zangar-se quando seu filho não obedece no momento que lhe pede que faça algo; mas lembre-se que você deseja que seu filho a ame e respeite, não que tenha medo de você.

 

Quando grita e dá ordens como um general, o que vai conseguir é que o seu pequeno obedeça por medo e não porque a respeita ou deseja obedecer.

 

2 Evite dizer-lhe: “Deixe de chorar e vá para a cama!”, é melhor dizer-lhe: “Chore, desabafe!”, e depois, “Por favor, vá dormir.”

É comum que as crianças percam interesse em dormir cedo quando estão entretidas jogando; mas devem ter um horário, caso contrário, será um problema no dia seguinte que se levantem para ir à escola; e é onde surge o problema.

 

Acompanhe a frase com um comportamento adequado. Antes da hora ideal de irem para a cama, pode fazer com que, uma hora antes, comecem a recolher seus brinquedos e vão tomar banho para que relaxem; e logo, ir dormir não será uma batalha campal.

 

3 Deixe de dizer “Por que essa choradeira?”, e diga: “acalme-se, respire fundo”, e agora sim, diga: “o que você deseja?”

As crianças costumam chorar quando querem algo; um doce ou um brinquedo. O ponto é que quando não conseguem imediatamente, começam a chorar mais forte e gritar, o que a faz sentir dependendo do local, vergonha e até raiva.

 

Antes de perder a calma, respire fundo, abaixe-se à altura da criança, olhe-a nos olhos e pergunte por que está chorando dessa maneira. Quando o pequeno conseguir dizer o que quer, a escolha é sua, se dá ou não.

 

Talvez não dê o que ele quer, para que aprenda que deve pedir as coisas de maneira amável e sem fazer birra. Neste caso, explique-lhe que não vai dar por causa de seu comportamento, e que o “castigo” continuará se voltar a comportar-se de igual modo.

 

4 Não lhe diga “Seja um bom menino”, melhor dizer: “Respeite a você mesmo e também respeite os seus amiguinhos”

Toda mãe quer que seu filho seja bom, nada de mal há nisso; mas você quer que o seja espontaneamente e não de maneira forçada porque se não, haverá represálias.

 

Se ensinar a seu filho que, ao respeitar as outras crianças, ele será respeitado, compreenderá que é a maneira correta de se comportar e não porque é uma convenção.

 

Diga-lhe também que quando outras crianças o tratarem mal, que ele venha falar com você antes de lidar com a situação, pois você está lá para apoiá-lo.

 

5 Por favor, não lhe diga: “Deixe que eu faço isso”, melhor dizer-lhe: “Faça você mesmo, eu adoraria vê-lo”

Com a primeira frase (e embora pareça muito agressivo) você está dizendo a seu filho que é incapaz; e acredite, ninguém se sente feliz sendo tratado dessa maneira. Além disso, estará destruindo o seu amor próprio e segurança, e se o ama não quer que isso aconteça, não é?

 

Deixe-o fazer suas próprias tarefas ou apresentações escolares, montar figuras com lego, organizar seu quarto como ele deseja; basta dizer-lhe que, se ele precisar de ajuda, você estará lá para ajudá-lo.

 

A intenção das frases positivas é que você mude a maneira como fala com seus filhos, que afaste a frustração e se dirija a eles, não com raiva, mas, com amor.

 

Essas frases ajudarão seu filho a se sentir motivado a agir sem ser forçado a fazê-lo, e você sabe que não se faz nada de boa vontade quando é à força.

 

Eu espero que esses 5 exemplos a ajudem a encontrar um guia para mudar sua atitude e, assim, melhorar sua relação com seus filhos.

 

Fonte: Familia.com.br

(https://www.familia.com.br/seu-filho-nao-lhe-da-ouvidos-isto-e-o-que-voce-pode-fazer-para-conseguir-que-ele-a-ouca/)