Notícias

 Home / Notícias

5 alimentos que destroem a saúde de seu filho de forma silenciosa

5 alimentos que destroem a saúde de seu filho de forma silenciosa

Poucas pessoas falam sobre o quanto é complicado e complexo pensar sobre os alimentos que os pais têm de preparar todos os dias para os filhos; na realidade é um desafio conhecer a lista de nutrientes que os alimentos contêm. Além disso, temos que ser criativas ao apresentar um prato agradável à vista dos nossos pequenos, caso contrário, não comerão.

É por isso que, por vezes, nos tornamos práticas e simples quanto a selecionar os alimentos, pois muitos deles já são aprovados por instituições certificadas em nutrição, e isso nos dá um pouco de tranquilidade a respeito.

Infelizmente, porém, não podemos confiar totalmente uns nos outros, uma vez que as instituições indicam muito claramente as porções sugeridas para evitar danos à saúde, o que, por vezes, não levamos em conta. É o caso de alguns alimentos, que apesar de acreditarmos que são saudáveis, prejudicam a saúde dos nossos filhos de maneira silenciosa, já que abusamos do seu consumo para poupar tempo e esforço ao ter que cozinhar três vezes por dia.

Selecionar alimentos nutritivos é um grande trabalho para as mães

Agora, quais são os alimentos nutritivos, mas que, ao serem consumidos em excesso, podem prejudicar a saúde de nossos filhos? Para responder a essa pergunta, compartilho uma lista deles:

1 Cereais

Muitas vezes escolhemos dar a nossos filhos, no café da manhã, seus cereais favoritos, aqueles que têm figuras de formas divertidas com sabores de chocolate, frutas sintéticas etc. O problema é que muitos desses cereais têm açúcares adicionados para torná-los mais apetitosos. Os especialistas recomendam consumir apenas 30 gramas de cereal, mais ou menos um punhado. No entanto, a quantidade que uma criança consome é maior.

Segundo os especialistas, crianças e adolescentes entre 2 e 18 anos de idade deveriam consumir, no máximo, cinco colheres de chá de açúcar por dia, o que não é uma realidade em alguns casos; é por isso que os cereais estão na lista dos alimentos que prejudicam a saúde, porque, ao consumi-los em excesso, eles correm o risco de padecer doenças do coração ou obesidade.

2 Embutidos de origem animal

Presunto, salsichas, salame, chouriço e mortadela, entre outros, são conhecidos como embutidos. Estes alimentos são normalmente fabricados com cortes e restos de animais ricos em gorduras e podem conter produtos químicos adicionados para aumentar sua vida útil ao consumo.

Muitos ingredientes dos embutidos contêm grande quantidade de gorduras saturadas, calorias, sais, açúcares e conservantes como o nitrito de sódio; seu consumo em excesso pode provocar o aumento do colesterol no sangue, hipertensão arterial, obesidade, câncer e também pode afetar o pâncreas e fígado.

Os especialistas recomendam o consumo máximo de 50 gramas de salsichas por dia. Portanto, você pode comê-las, mas não em excesso.

3 Pão branco

O pão branco é um alimento pouco nutritivo por seu baixo conteúdo de fibra, vitaminas e minerais e porque tem muitos carboidratos que não são necessários para uma dieta balanceada. Normalmente é feito de farinha de trigo, água e sal, no entanto, algumas indústrias adicionam conservantes. Assim, comê-lo todos os dias em excesso pode causar sobrepeso e outras doenças.

Para se ter uma ideia, o pão branco pode conter 19 gramas de sal por quilo, ou seja, 4.7 gramas por porção de 250 gramas; os especialistas recomendam consumir até 5 gramas por dia, é por isso que este alimento é prejudicial à saúde.

O recomendado é escolher o pão feito com trigo integral, pão de centeio ou aveia, que têm menos calorias e são uma fonte de ferro e vitaminas B, além de serem bons para a digestão.

4. Refrigerantes

Os refrigerantes têm uma grande quantidade de açúcar, por isso não é recomendado o seu consumo. Os especialistas sugerem que as crianças em idade escolar consumam até 37 gramas de açúcar por dia, o que equivale a duas ou três colheres, mas os refrigerantes contêm mais de 12 colheres. Ou seja, uma garrafa de 600ml contribui com quase o dobro do máximo recomendado, por isso se deve evitar seu consumo.

Além de favorecer e acelerar o excesso de peso e a obesidade infantil, corre-se o risco de desenvolver outras doenças como a diabetes, problemas cardiovasculares, hipertensão, entre outras.

5. Alimentos congelados

Muitos alimentos favoritos das crianças são fast food, como nuggets, hambúrgueres, waffles, panquecas, batatas fritas e outros alimentos vendidos congelados. Eles não são nada nutritivos, já que contêm grandes quantidades de sódio e químicos, que preservam o sabor, a frescura, a textura e os nutrientes dos alimentos embalados.

Consumi-los em excesso e com frequência pode causar graves danos à saúde. Por isso, você deve considerar ter uma variedade de alimentos frescos, evitando os congelados ou refeições rápidas.

Agora, escolher os alimentos para nossos filhos não deve ser muito complicado, lembre-se sempre de adicionar à sua dieta alimentos frescos, e acima de tudo, fazer com que bebam água na forma natural. Não se esqueça do exercício frequente, assim eles vão manter uma boa saúde.

Fonte: Família