Home / Notícias

Férias escolares, diversão em casa

O que fazer com o tempo livre das crianças dentro de casa, se os responsáveis têm de trabalhar? Será que há alternativas criativas para ocupar o período antes tomado pelo colégio e outras atividades? Reunimos algumas sugestões de atividades e programas que poderão ajudar, e muito, a tornar as férias um período prazeroso – e sem preocupações – para todos.

“É importante os pais criarem uma rotina de atividades e brincadeiras, para que toda a energia da criança, geralmente despendida na escola, não fique acumulada ou seja trocada por horas jogando videogame”, explica o psicólogo Bruno Sini Scarpato, de São Paulo. Segundo ele, esse também pode ser o período ideal para que o casal fique mais tempo com os filhos – caso eles consigam. “Dá até para propor várias atividades em família”, complementa.

Economia e diversão

Não quer sair de casa ou não pode gastar muito? Então, que tal reservar um dia para reunir os amiguinhos  do seu filho? Se você trabalha, tire um fim de semana para receber a turminha dele em casa. Para animar, organize uma sessão de cinema, com direito a pipoca, refrigerante e brincadeiras. Você pode elaborar um quiz com perguntas sobre o filme assistido. E quem ganhar pode escolher o próximo filme ou sugerir uma brincadeira.

A analista de qualidade Renata Nunes de Sousa, de 29 anos, faz um roteiro diferente em julho com o filho Miguel, de 8 anos. “Busco sempre algo fora da rotina dele, levo-o para passar alguns dias na casa de parentes, procuro reunir os coleguinhas em casa e também tento programar viagens curtas, como ir à praia”, conta.

Com a chegada da noite, sugira um acampamento dentro de casa. Use lençóis para montar cabanas no quarto ou na sala e aproveite para contar uma história bem bacana. Você pode também pedir que um dos amiguinhos inicie a saga e vá passando a vez para o outro, que complementará com detalhes e dará sequência ao assunto. Ela pode ficar muito interessante e envolver a todos por bastante tempo!

Outra opção bastante acessível é sugerir que todo mundo “arregace as mangas” na cozinha! Peça ajuda de seus filhos para montar o almoço de fim de semana ou um lanche da tarde especial. Em geral, os pequenos sugerem os pratos e vocês podem preparar juntos. Mas atenção: no fogão, só os adultos! E os responsáveis devem sempre se lembrar que não é o momento de se estressar com a bagunça da farinha que caiu no chão ou o leite derramado na pia. Esse é um momento de diversão e vale muito só de ver a alegria no rosto dos seus filhos.

Fonte: Portal Vital