A confiança se manifesta nas crianças quando se sentem respeitadas, compreendidas, encorajadas e acolhidas numa situação de diálogo e respeito. A razão da confiança reside no mais íntimo de cada um nós e, portanto, cada pessoa vive essa sensação de confiança segundo sua personalidade.
A confiança é um valor muito importante na educação das crianças que deve ser alimentada constantemente com amabilidade e cordialidade. Com tolerância se supera as dificuldades na busca da confiança. Para educar a criança com valores essa alimentação é muito importante, porque a confiança é muito frágil e se perde nas dúvidas, esquecimentos, distanciamentos, traições e imprudências.
1. Incentivar a sinceridade. Ensiná-las a serem sinceras e a dizer sempre a verdade, mesmo que ela doa.
2. Estabelecer um clima de convivência com flexibilidade e tolerância. A tranquilidade que um ótimo clima de convivência gera na criança, estimula sua confiança nos demais e também em si mesma.
3. Desenvolver a espontaneidade. Ser espontâneo em pensamentos e sentimentos ajuda a criar um clima de confiança tanto na família como entre os amigos.
4. Estabelecer normas de disciplina. Estabelecer limites ajuda a criança saber qual o caminho a tomar e aumenta sua confiança em todos os âmbitos do seu desenvolvimento.
5. Inculcar respeito com os outros e consigo mesmo. Respeitar-se e respeitar são os valores que devemos inculcar nas crianças, associados à confiança.
6. Incentivar o diálogo. Criar um bom clima de diálogo é fundamental para fazer crescer a confiança nos outros.
Educar a confiança nas crianças
Para educar a criança na confiança, devemos oferecê-la oportunidades para incentivar e aumentar sua confiança. Nesse sentido devemos orientar a criança com outros valores que somem pontos para aumentar a confiança como a colaboração, o respeito, a tolerância, a responsabilidade, a honestidade, a empatia, dentre outros.
Além disso, para educar na confiança deve saber esperar, tolerar, esquecer, compreender e perdoar. E isso se alcança com o exemplo dos pais.