Notícias

 Home / Notícias

Como agir se uma criança é desobediente e não escuta

Como agir se uma criança é desobediente e não escuta

A desobediência costuma fazer parte do processo de crescimento das crianças, que passam por fases em que desafiam e experimentam. Às vezes, esses conflitos são muito frequentes e criam problemas no relacionamento entre pais e filhos. É então que você deve consultar o psicólogo, e a terapia geralmente é conveniente antes que as relações entre pais e filhos degenerem.

Como você pode corrigir uma criança desobediente?

Seja compreensivo

Quando você o convida para almoçar e ele grita: “Agora não!” e depois chorar quando você forçá-lo a entrar em casa de qualquer maneira, tente se colocar no lugar dele. Abrace-o e assegure-lhe que você entende como é difícil deixar seus amigos, mas que o almoço já está preparado.

Trata-se de mostrar a ele que você está realmente do lado dele. Tente não ficar bravo (embora os vizinhos assistam ao show). Seja gentil, mas firme e deixe-o entrar em casa quando for a vez dele.

Estabelecer limites

Crianças dessa idade precisam, e até querem, limites. Estabeleça-os e certifique-se de que seu filho saiba o que são. Diga claramente: ““Lembre-se, você sempre tem que segurar minha mão na rua”.

Se seu filho está tendo problemas para seguir as regras (como todas as crianças dessa idade), tente encontrar soluções. Se ele bate na irmãzinha porque se sente excluído, por exemplo, ajude-o a alimentar ou dar banho no bebê e, a seguir, encontre uma maneira de ele ficar sozinho com você. Se ele sair da cama porque tem medo do escuro, dê a ele uma lanterna para deixar ao lado da cama.

Reforçar o bom comportamento

Em vez de observar o comportamento de seu filho apenas quando ele se comporta mal, tente apontar também os momentos em que ele age de maneira apropriada. Um simples “Obrigado por pendurar o casaco” ou “Você me ajuda muito quando compartilha seus brinquedos com sua irmãzinha” o motivará a repetir seu bom comportamento.

E embora você possa ficar tentado a repreendê-lo verbalmente quando o comportamento dele não for o mais desejável, morda a língua. Quando uma criança se comporta mal, ela já se sente mal. Fazê-lo se sentir pior só leva a um comportamento mais negativo. Fique calmo e seja um bom exemplo para ele.

Fonte: Educadores Live