Sem dúvida, todos recordamos com um sorriso as coisas que passamos e sentíamos quando éramos adolescentes. Nessa fase tão bonita, você, seguramente, defendia suas ideologias, buscava ter uma identidade para ser aceito por seu círculo de amigos, e talvez também se preocupava muito com seu físico e começava a sentir atração por outras pessoas.
Agora, se você tem filhos adolescentes, talvez você possa entendê-los um pouco; no entanto, nós temos que estar cientes que eles têm seu próprio ritmo de maturidade, que os tempos evoluíram e o contexto em que nós vivemos mudou completamente.
Por essas razões não podemos pensar que nossos filhos agirão da mesma forma que nós, já que eles estão vivendo em tempos, amizades e situações diferentes. Os problemas comuns na adolescência podem ser semelhantes devido às alterações hormonais e físicas que ocorrem nessa fase, mas não podemos generalizar que todos vão experimentar o mesmo.
Amor sem medida
É importante conhecer os problemas comuns que nossos filhos podem chegar a experimentar na adolescência, já que alguns deles trazem consigo desenlaces trágicos, que, caso não sejam detectados a tempo e terem ajuda, poderemos lamentar. Por essa razão, partilhamos as seguintes informações:
1. Aceitação social
Em uma pesquisa sobre a aceitação e rejeição social entre os adolescentes, houve percepção de que a maioria seleciona seus amigos conforme as tarefas escolares, ou seja, o quão inteligente e responsável é tal colega na classe. Também, outro ponto importante de aceitação é a simpatia, o quão divertido e engraçado é o seu parceiro.
Esse tema da aceitação torna-se um problema comum na adolescência, uma vez que meninos e meninas se tornam mais seletivos ao eleger amigos, porque vem primeiro os interesses comuns que neste caso seriam as metas escolares e não tanto o brincar, como na infância.
Seus filhos podem estar experimentando o medo de não serem aceitos, e isso certamente os afetará em seu amor próprio, autoestima, segurança e confiança. Podem afastar-se da sociedade e preferir permanecer isolados e afastados do resto. Essa atitude poderá prejudicar suas relações futuras.
2. Distúrbios alimentares
É comum que na adolescência se apresente o problema de transtornos e condutas alimentares, especialmente as meninas, mas também alguns meninos, devido à pressão que sentem ao não serem aceitos por seu círculo de amigos. Recorrer à bulimia ou anorexia parece ser a saída para manter-se com um corpo magro e assim sentir-se mais seguro, no entanto, infelizmente não se sentirão bem nem física nem emocionalmente.
Agora, se você observar que seus filhos têm constantes episódios de “atrações” onde comem em excesso e de maneira descontrolada, para logo ir ao banheiro vomitar, ou ao contrário, não comem nada durante vários dias, guardando em sua mochila a comida, para depois jogá-la no lixo, é um sinal claro de que algo não está bem e você precisará intervir o quanto antes.
3. Rebeldia
Nesta fase da adolescência é comum que se apresentem vários conflitos entre pais e filhos, porque muitas vezes não estão de acordo com as regras e limites estabelecidos. Para eles, o mais importante é sentir-se livre, encontrar uma identidade e independência; é por isso que recorrem à rebeldia para chamar a atenção, como uma forma de manifestar-se e defender o que querem.
Seus filhos podem se comportar de forma rebelde, se não estabelecerem limites; tenha em conta que o problema não só será em casa, mas também no colégio e onde quer que se encontrem.
Cabe assinalar neste ponto que em consequência da rebeldia, pode originar-se outro problema comum: os vícios. Tenha em mente que os adolescentes estão interessados em ser aceitos pelo seu círculo de amigos, por isso talvez possam ser influenciados a experimentar bebidas alcoólicas, drogas ou tabaco.
4. Orientação sexual
Outro problema comum na adolescência é a orientação sexual, isso é devido às mudanças hormonais e físicas que experimentam. Alguns adolescentes ainda estão buscando identificar sua orientação, por isso costumam dizer que são homossexuais, heterossexuais ou bissexuais.
O problema é que durante a adolescência os hormônios são despertados, e é aí que podem ocorrer gravidez indesejada ou doenças.
É importante abrir as portas da comunicação aos nossos filhos adolescentes, ou seja, que eles saibam que os seus pais estão na melhor disposição para os ajudar, para os guiar e orientar. Respeite a sua privacidade e aprenda a chegar a acordos com eles em cada conflito, onde ambas as partes saiam beneficiadas, assim a convivência será muito melhor.
Por: Adriana Acosta Bujan
Fonte: Família